quinta-feira, 5 de junho de 2008

Estudante de enfermagem vaza fotos de cadáveres na Web

Fotos de cadáveres tomadas em laboratório de anatomia da Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana), na Bahia, circulam na Internet há pelo menos três dias. Segundo comissão interna criada nesta quinta-feira (5) para apurar o caso, as imagens foram feitas por uma estudante de enfermagem.

O reitor da Uefs, José Carlos Barreto de Santana, diz que as fotos foram publicadas em site de relacionamento por aluna da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) - instituição que utiliza os laboratórios da Estadual de Feira de Santana para as aulas de anatomia.

"A estudante [cujo nome não foi revelado] alegou ter agido com ingenuidade", disse o reitor. "É a primeira vez que temos esse tipo de incidente na Uefs, vamos estudar ações para que não volte a ocorrer", disse.

Em nota oficial, a universidade afirmou que "todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para a retirada imediata das fotografias da Web".

A publicação de imagens de cadáveres e peças de anatomia utilizadas em aulas é proibida, segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

"As universidades têm o dever de garantir o sigilo de dados e imagens de pacientes e de pessoas mortas", diz Reinaldo Ayer, professor de bioética da (USP) Universidade de São Paulo.

"As aulas de anatomia devem ser um ambiente de muito respeito. Os professores devem repreender brincadeiras de mau gosto e ensinar aos alunos que está em jogo a dignidade humana", disse Ayer.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/06/05/ult105u6573.jhtm

Nenhum comentário: