sábado, 7 de junho de 2008

Polícia venezuelana mobilizada contra ameaça das abóboras

 

Forças de segurança venezuelanas lutavam na segunda-feira contra uma nova ameaça nas ruas de Caracas: abóboras de Halloween com mensagens de rebelião contra o presidente Hugo Chávez.

A imprensa local mostrou policiais fortemente armados e especialistas em bomba cercando uma abóbora com cara de Halloween e coberta de adesivos; outras tinham cabos e fios, o que deixou as autoridades com medo de que se tratasse de explosivos de fabricação caseira.

"Tomamos medidas preventivas, pois isso poderia ser um artefato que pudesse ferir alguém", disse em entrevista a uma rádio local o comissário Jesús González, da divisão de investigações da polícia.

As abóboras foram encontradas em frente da estatal petroquímica Pequiven e dos escritórios do partido de Chávez, e tinham referências a um artigo constitucional sobre a resistência civil, segundo a imprensa local. Os oponentes de Chávez frequentemente se referem ao artigo 350 ao convocar manifestações de rua.

O caso das abóboras aconteceu poucas semanas depois de as autoridades encontrarem um grande número de esqueletos de papel com mensagens contra Chávez pendurados nas pontes e postes de Caracas. A polícia disse então que se tratava de uma tentativa "maquiavélica" de causar distúrbios.

Desde que sobreviveu a um golpe, em 2002, Chávez frequentemente acusa seus oponentes de trabalharem com Washington para depôr o seu governo ou matá-lo. Ele enfrentou meses de protestos de oponentes para quem ele está arrastando a Venezuela para um comunismo no estilo cubano.

A Venezuela está em relativa calma política desde que Chávez venceu um referendo, em agosto de 2004. O presidente passou a prometer a realização de uma "revolução socialista" no quinto exportador de petróleo do mundo.

(Reportagem de Patrick Markey)

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: